Oi pessoal, contei em um outro post que entrei de cabeça no universo da Sarah J. Maas e depois de Acotar, resolvi ler Trono de Vidro e vou contar o que achei!
Arte por Charlie Bowater
Vou começar sem spoilers, no primeiro livro fiquei meio perdida, via fanarts sobre os personagens e no início temos o Rei, Chaol e Dorian, onde está o tal Rowan? Onde está a magia e os feéricos? Estava bem curiosa e acho que os dois primeiros livros eu li super rápido!
Arte por Alice Maria Power
Os primeiros livros ainda são YA (young adult), dá pra perceber que a autora escreveu mais nova porque a escrita e a história vão amadurecendo e ficando cada vez mais complexa, e lá pelo quarto livro chegam as cenas mais hot.
Arte por Charlie Bowater
Me senti lendo Jogos Vorazes em Trono de Vidro por causa da competição, mas não percebi o mesmo paralelo com Cinderela que percebi com a Bela e a Fera em A Corte de Espinhos e Rosas.
E uma coisa que já vi é que a autora adora enganar os leitores com os casais, ninguém é o que parece. Além do romance, algo muito importante e forte na história é a amizade e a lealdade.
Os livros vão ficando cada vez maiores e quando a história foi ficando confusa eu fui perdendo o interesse, no terceiro livro, A Herdeira do Fogo, custei pra avançar na leitura, e foi quando o Rowan apareceu!
Arte por Emilia Snaith
O quarto livro, Rainha das Sombras, foi pior ainda!
Eu adoro quando o livro tem capítulos em diferentes perspectivas, mas dessa vez tinham alguns que eu queria pular, não conseguia achar interessante! Interrompi a leitura e fui ler outros livros menores várias vezes.
E então li o quinto, Império de Tempestades, que é tão grande que estava dividido em dois, e em seguida o último, finalmente, Reino de Cinzas.
Aí veio a sensação que eu perdi alguma coisa, alguns personagens que apareceram não foram apresentados e eu não estava entendendo nada, então descobri que entre o quinto e o sexto livro de O Trono de Vidro eu deveria ter lido Torre do Alvorecer, outro livro de mais de 600 páginas contado pelo ponto de vista do Chaol, que por um bom tempo foi um personagem que me irritou! Não sei se vou ler esse livro...
O último livro tem tanta coisa acontecendo em tantos lugares e com tantos personagens que eu fiquei perdida, era uma guerra, tudo dando errado e eu me perguntando quando todo mundo se encontraria.
Alguns pontos que eu não curti: a personagem tem uns planos que ela não conta pra ninguém (nem o leitor sabe) e do nada são revelados, ela só conta o que fez, fica muito solução mágica, Deus ex machina. Eu sei que o livro ficaria ainda maior se mostrasse essas partes, mas não gostei muito.
Outra coisa, e spoiler a seguir, não consegui engolir o relacionamento do Dorian com a Sorscha. Primeiro tem o triângulo de Dorian, Celaena e Chaol, aí você acha que ela vai escolher um e depois o outro e não dá certo com nenhum! Várias coisas acontecem e quando a Sorscha é assassinada, Dorian fica arrasado, até conhecer Manon.
Arte por Fernanda Fernandez
Senti uma vibe muito Jace de Instrumentos Mortais a personagem com um monte de nomes! Uma hora é Celaena Sardothien, depois é Aelin Galathynius, só nome difícil diga-se de passagem...
Vi referências a Game of Thrones e distopias como Jogos Vorazes, achei o universo criado rico e interessante, a mitologia e os deuses, o mundo criado é bem mais amplo que o de Acotar, cheios de povos com seus próprios idiomas e várias questões políticas.
Pontos que eu amei: a parte das bruxas, com as vassouras e as serpentes aladas, os clãs... A relação de Rowan e Aelin, a construção é bem melhor que a do Rhys com a Feyre, além dele ser bem menos problemático. E a autora trabalha com personagens femininas fortes, que sabem lutar, se impõem e não desistem, eu amei o arco da Elide!
Terminei sentindo falta de saber mais sobre o final de alguns personagens, como Lorcan e Elide (e ela era bruxa ou não, e a mãe dela?), Lysandra e Aedion, Manon, o que foi do reino de Dorian, e Manon com as bruxas?
No fim gostei mas não amei, tanto que interrompi a leituras várias vezes para ler outros livros mais rápidos e fui ficando ansiosa para terminar e começar outros livros da minha tbr (To be read).
Até voltei a usar o Goodreads para marcar o que já li e me desafiei a ler 50 livros esse ano!
E vocês, já leram algum livro da Sarah J. Maas, o que acharam? Me contem o que vocês tem lido!
Beijos e até o próximo post!
Nenhum comentário:
Postar um comentário