Morando sozinha na pandemia

em segunda-feira, 19 de abril de 2021

Oi gente, nos últimos meses fiquei sozinha em casa, praticamente morando sozinha, e vim contar como foi e o que eu aprendi!
Meus pais foram para o sítio do meu tio em Carangola, então fiquei sozinha em casa e tive que me virar!
Desde que começou a pandemia eu assumi a cozinha e as compras, ou seja, só eu saio de casa para resolver tudo, então não senti diferença em algumas coisas, mas tiveram algumas coisas que eu percebi:

1- Solidão
Eu não me incomodo em ficar sozinha, até prefiro! hahaha O meu maior defeito é me isolar, sou péssima em manter contato sem ser vendo as pessoas, é uma dificuldade que eu tenho e piorou com a pandemia. Fiquei uma semana com as cachorrinhas de uma amiga e depois que elas foram embora eu me senti muito sozinha, ou seja, ficar sem nenhum humano tudo bem, mas sem as caninas eu sofri! hahaha

2- Medo
Tive algumas fases, principalmente porque meu apartamento é térreo e o muro é fácil pular, e já pularam várias vezes quando eu era mais nova, melhorou quando adotamos uma cachorrinha, a Laila, que morreu em 2010.
Na primeira semana dormi com algumas luzes acesas e me assustava com tudo! Não botava o pé na área externa e ficava alerta o tempo todo. Depois de um tempo fui acostumando com os barulhos, principalmente os gatos que invadem a varanda a noite! Agora fico lá fora cuidando das plantinhas, limpando (virei a pessoa que varre o quintal todo dia!), pensando na vida e não me assusto tanto mais, mas fico alerta e sempre confiro se está tudo trancado e se não tem nada perigoso a vista.

3- Bagunça
Virginiana que sou, não gosto de bagunça, então não é porque eu estou sozinha que vou espalhar coisas pela casa toda. Passei a dormir na cama dos meus pais (não ia perder a oportunidade de saber como é dormir em uma cama de casal) então a bagunça se concentra no meu quarto! Tenho mania de separar roupas em uso (pijama, roupa de ficar em casa e roupas que usei para sair e estão limpas) e deixava em um pufe, acabei deixando na minha cama, mas depois de um tempo comece a me incomodar e organizei tudo! O que eu mexo com frequência fica fora do lugar, mas nada muito bagunçado.

4- Faxina
Acabo ficando ou na sala ou no quarto, então sujo menos cômodos. Adquiri uma rotina: a cozinha limpo todo dia, o banheiro lavo toda semana, sala e quarto em dias alternados. Ah, sou do time aspirador e rodinho, então a faxina é mais fácil. Às vezes varro, às vezes aspiro direto e tenho dois rodos em uso, um mop com reservatório (que uso na cozinha com desengordurante) e um que espreme a água e preciso ficar carregando o balde com água pela casa. 
Não limpar porque alguém reclamou que está sujo ou pediu para limpar e sim porque eu quero e está me incomodando é a melhor coisa.

5- Comida
No meu caso não aconteceu de ficar sem comer ou jantar pipoca, sou regradinha e gosto de comer nos horários certinhos. Café da manhã eu só tomo se for sair, caso contrário tomo café ou como uma banana de manhã. Amo tomar café enquanto preparo o almoço e ainda me perco nas quantidades, sou exagerada! hahaha Adoro testar receitas novas e aproveitei para ter uma overdose de frango, já que só eu gosto! hahaha Estrogonofe, fricassê, frango com creme de milho, bife de frango... E macarrão muito macarrão! Seja alho e óleo, bolonhesa, ao sugo, com queijo... Comi guacamole até enjoar, quase não como feijão (antes era todo dia) e passei a comer menos carne. 
Um hábito que mantenho é fazer almoço e separar uma marmita para janta, gosto de almoçar e jantar, no fim de semana às vezes faço um lanche (pizza, hambúrguer, cachorro quente, um salgado...) E qualquer coisa, congelo!

6- Compras
Se tem uma coisa que eu detesto desde sempre é sair de casa, ir ao mercado é pior ainda! Conclusão: só saio em última necessidade e faço compras quando não tem mais nada e descobri uma tendência de acúmulo. Eu acabo comprando coisas que não vou usar tão cedo para aproveitar preço e não precisar sair de novo! Tenso é depois voltar com as sacolas! hahaha Em minha defesa, não joguei nada fora nesse período sozinha, não desperdicei nada! Eu gosto de fazer as compras e programar um cardápio para não perder nada e o que eu puder, congelo. 

7- Barulho
Sabe o vizinho da televisão alta, que ouve música no último volume e canta? Não sou eu! hahaha Eu gosto de ficar quieta no meu canto, não gosto de barulho e mesmo sozinha, uso muito o fone de ouvido. Fico bastante incomodada com pessoas que acham que porque estão sozinhas em casa podem fazer o barulho que quiserem, afinal você está sozinho na sua casa mas não no mundo, vivemos em sociedade. 
A televisão aqui de casa é a maior abandonada, nem lembro dela, prefiro assistir pelo computador ou celular mesmo. Amo ouvir música e podcasts, mas prefiro usar meu fone bluetooth enquanto faço as tarefas da casa. 

8- Lavar roupa
Sempre foi um briga a questão da roupa, sempre o que eu queria usar estava para lavar! Eu sozinha e sem sair, não consigo juntar muita roupa para lavar e não vou encher a máquina para lavar pouca coisa, então a saga continua... Ou lavo na mão ou espero juntar mais peças.

Na quarentena eu sou a pessoa que deixou o cabelo crescer, comecei a cozinhar, cuidar de plantas, querer um cachorro e virar uma eremita. 
Sinto falta de algumas pessoas em momentos específicos e depois passa, não sofro em ficar sozinha e não poder sair, imagino que para pessoas mais sociáveis deve ser muito difícil essa situação toda, mas para  mim é suportável.

Eu tenho uma alergia emocional que se manifesta em caso de estresse e ansiedade, então evito algumas situações para não precisar ir em um hospital, mas ás vezes bate uma ansiedade, parece que o coração vai sair pela boca, um desespero que me faz abraçar as pernas e chorar até desidratar e um medo paralisante. 

O momento não está sendo fácil para ninguém, mas reconheço meus privilégios, tanto de comportamento, quanto de possibilidades. Eu posso trabalhar de casa e não ir na empresa todos os dias, consigo fazer compras maiores e não precisar sair e tenho uma área externa para tomar sol e não me sentir presa.

Em resumo, comecei a manifestar o desejo de morar sozinha lá pelos 15 anos e agora quero ainda mais, quando meus pais voltarem vai ser tenso me acostumar com mais pessoas em casa, porque para mim, morar sozinha foi maravilhoso! Tenho minhas panelas favoritas, utensílios que eu comprei, os eletrodomésticos funcionários do mês (air fryer e panela elétrica de arroz), meus pratos favoritos,  minha rotina.

Essa tem sido a minha experiência, quero saber a de vocês! Quem mora sozinho me conta como é, o que você ama e odeia!
Beijos e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Topo