Como cuidar de plantinhas

em sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Oi pessoal, por causa da quarentena tenho mais tempo para cuidar das plantinhas aqui de casa. Quando eu era criança adorava ajudar minha vó a cuidar de plantas, meu pai também ama e me ensinou um monte de coisas, então resolvi reunir os ensinamentos dele e dividir por aqui! hahaha
Parece óbvio, mas é muito importante saber que cada planta tem necessidades diferentes de solo, exposição ao sol e água. Para saber do que a sua plantinha precisa, pergunte no local que você comprou, pesquise na internet e se atente a como ela se comporta.
Por exemplo, violetas são plantinhas que você deve molhar só a terra, suculentas e cactos não precisam de regas frequentes e gostam de sol, quando as folhas ficam amarronzadas pode ser excesso de sol, e por aí vai.
Outra dica importante é trocar as plantas de vaso para permitir o desenvolvimento delas, meu pai sempre fala isso! Depois que eu troquei minha Calandiva e minha Lavanda de vaso, elas ficaram lindas e se desenvolveram muito! 

Durante as estações do ano as plantas se comportam de formas diferentes, tem época que elas ficam mais murchas, precisam de mais água, ficam sem as folhas e é importante cuidar e ter paciência, as plantas tem um ciclo. 
Dica de ouro: adubo e repelentes naturais! Por aqui usamos muito casca de ovo, de batata, uma infusão de casca de cebola e alho para fortalecer as plantas, além de pó de café, um ótimo repelente de formigas
Para as folhas de couve, usamos uma mistura de água, vinagre e detergente, é só borrifar nas folhas, esperar uns minutos, enxaguar e assim você fica livre dos pulgões!
Ah, importante, usar esses produtos e regar as plantas quando não tiver mais sol!
Muito importante também são as podas, retirar folhas secas, frutos que não desenvolveram, flores murchas... Em plantas que dão frutos, colher é muito importante! Meu pai sempre fala que quanto mais você colhe, mais a planta dá!

E é isso, essa são as dicas, se você tiverem mais dicas deixem nos comentários!
Beijos e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Topo