sexta-feira, 21 de outubro de 2016
Oi pessoal, fiz um vídeo bem completo contando o que achei da série Shadowhunters, original da Netflix, comparei com o filme de 2013, Cidade dos Ossos e os livros que originaram as adaptações da maravilhosa Cassandra Clare.

No vídeo comentei bastante coisa, mas queria contar mais algumas por aqui! hehe 
Eu tenho sempre uma meta de duração do vídeo, daí dobro a meta na hora da gravação e sofro editando, porque por mais completo que o vídeo esteja, se ficar muito longo eu sei que muita gente vai desistir no caminho, fica cansativo, então preferi vir aqui completar! hehe
A série vai contar a história de Clarissa "Clary" Fray, uma menina de 18 anos ( nos livros, de 15 anos) que vê sua vida mudando radicalmente quando descobre não ser apenas uma humana normal, uma mundana e que sua família pode ser mais complexa do que ela imagina. Depois de ver símbolos e pessoas que ninguém consegue enxergar, sua mãe, Jocelyn é sequestrada e ela descobre que a mãe, e ela são Shadowhunters, na tradução dos livros, uma Caçadora de Sombras.

As informações aqui contidas foram retiradas do Códex e da leitura dos livros da autora.

Conta a lenda que há mais de mil anos um homem, Jonathan viu em um sonho que para derrotar os demônios que atacavam o mundo ele precisaria se unir às sombras, usar armas especiais, que ele nunca havia visto. Quase se afogando no lago  Lyn por demônios, ele pede ajuda aos Céus, eis que um anjo sai do lago carregando uma espada, a Espada Mortal, um cálice, o Cálice Mortal e um livro, o Livro Gray. Raziel misturou seu sangue ao de Jonathan no Cálice e quem bebesse desse cálice seria um Caçador de Sobras, um Nephilim, "serão homens e também anjos, ambos em um". 
Dessa forma surgem homens (e mulheres) com capacidades extraordinárias e uma missão: proteger o mundo dos demônios e criaturas demoníacas. Raziel presenteou o primeiro Caçador de Sombras, nomeado pelo anjo de Jonathan Shadowhunter, além de com os Instrumento Mortais (a Espada, o Cálice e o Espelho), com o livro Gray contendo todos os símbolos que poderiam ser utilizados e outras informações; adamas, o cristal divino utilizado para as estelas (utilizadas para desenhar os símbolos) e armas, e por último, Idris, um refúgio protegido de ações demoníacas, invisível aos mundanos.
Para ser um Caçador de Sombras você deve nascer em uma família de Caçadores de Sombras ou pode ser tornar um, mesmo sendo mundano, após um treinamento rigoroso na Academia dos Caçadores de Sombras e sobreviver a Ascensão, infelizmente nem todos são capazes de beber do Cálice Mortal e suportar as Marcas. 
Após isso você deve fazer um juramento:
Por meio deste, juro:
Serei a Espada de Raziel e a extensão do seu braço para combater o Mal.
Serei o Cálice de Raziel e oferecerei meu sangue `a nossa missão.
Serei o Espelho de Raziel; quando meus inimigos me virem, que enxerguem sua face na minha.
Por meio deste, prometo:
Servirei com a coragem dos anjos.
Servirei com a justiça dos anjos.
E servirei com a misericórdia dos anjos.
Até a morte, serei Nephilim. Comprometo-me neste Pacto como Nephilim e dedico minha vida e minha família à Clave de Idris.
De forma bem simples, a Clave é o governo dos Caçadores de Sombras, cheio de leis e regras que devem ser rigorosamente cumpridas segundo o lema Sed Lex, Dura Lex", ou seja, a Lei é dura, mas é a Lei.

Segundo a autora no mundo existem:

  • Mundanos (nós)
  • Caçadores de Sombras, metade anjos e metade humanos

E os integrantes do Submundo:

  • Lobisomens, indivíduos mordidos por essas criaturas passam a ser portadores do vírus demoníaco da licantropia, considerada uma doença sem cura. Mundanos ou Caçadores de Sombras são susceptíveis a doença. Possuem força, agilidade, audição aumentada e podem se curar rapidamente, se Transformam na lua cheia.
  • Vampiros, outra doença de origem demoníaca. O Vampirismo é adquirido através da mordida, é necessário após um vampiro sugar o sangue, que o indivíduo beba um pouco do sangue do vampiro, morra e seja enterrado, após isso ele Renascerá como um vampiro. Apenas após todo o processo o indivíduo, Mundano ou Caçador de Sombras, se torna um vampiro, um ser imortal que necessita de sangue para continuar a sua existência. Esses possuem força, agilidade, cura, e o poder da fascinação ou encanto.
  • Feiticeiros, metade mundanos e metade demônios, são fruto da enganação ou estupro (mais raramente atualmente), um demônio se disfarça da pessoa amada e copula com uma mulher mundana, quando o bebê nasce ele sempre tem uma marca, seja uma cor diferente como verde ou azul, olhos como os de gato, etc. Muitos feiticeiros são mortos pelos pais quando descobrem o que aconteceu, raramente são cuidados com afeto. São criaturas dotadas de imenso poder mágico, imortalidade e são estéreis.
  • Fadas, criaturas ardilosas, cruéis que diz a lenda, são metade demônios e metade anjos. Moram no reino Farie, onde temos duas cortes a Corte Seelie a Corte Unseelie. São imortais, não podem mentir, adoram fazer acordos e promessas com resultado duvidoso, que só beneficiam elas próprias, não fazem ou respondem perguntas diretas, possuem uma mágica única. É comum fadas trocarem seus filhos que nascem com algum problema com bebês mundanos (changeling), dessa forma a criança mundana cresce em Faerie e adquire características de fadas e a magia delas e a criança fada cresce em meio a mundanos sem saber o que é, possuindo a Visão (capacidade de ver o Mundo das Sombras) e uma forte intolerância a ferro. 
O sangue de um Caçador de Sombras é sempre dominante, logo o descendente de um Caçador de Sombra com um licantrope ou uma fada sempre será um Caçador de Sombras, mas no caso das Fadas pode ter algumas características remanescentes, como as orelhas pontudas e o olhos de cores diferente (heterocromia).

Existe uma lei para garantir a ordem entre os mundanos, Caçadores de Sombras e membros do Submundo, os Primeiros Acordos datam de 1872, nesta época (e um puco ainda hoje) existia um grande preconceito e aversão aos membros do Submundo, vistos como criaturas não melhores que os demônio e merecedoras de punições e morte. os Acordos permitiram aos membros do Submundo a mesma proteção oferecida aos mundanos, julgamento justo mediante ao crime, aceitação de que tinham uma alma ainda apesar da herança demoníaca. A aliança não é fácil, ainda existe muito preconceito, ainda há um longo caminho a ser percorrido. Para a elaboração desse documento representantes de cada espécie do Submundo se reúnem a Caçadores de Sombras e assinam o documento, os Acordos são revisados e reassinados a cada 15 anos.
O que eu acho mais interessantes é a cerimônia e a escolha do Parabatai. São guerreiros unidos pela alma, um amor e fidelidade maior que de irmãos, não podem se relacionar de forma romântica caso contrário as consequências serão gravíssimas e passíveis de perda das Marcas, um processo doloroso que faz com que o Caçador de Sombras vire mundano. Nem todos possuem um Parabatai, é considerado uma benção, a cerimônia ocorre anates que eles façam 18 anos, a escolha independe de laço sanguíneo e sexo. Após o juramento eles devem desenhar a Marca, dessa forma estarão ligados, quando lutam juntos são mais fortes, as Marcas desenhadas por um Parabatai são mais poderosas e existem Marcas que apenas um Parabatai pode utilizar, a força vital de um está ligado ao outro, dessa forma um Parabatai sabe quando o outro está gravemente ferido e pode sentir quando o outro morre, como se um fio conectasse os dois.

O juramento:
Rogo para não deixá-lo ou voltar após segui-lo
Pois, para onde fores, irei
Onde estiveres, estarei
Os teus serão os meus
O teu Deus, o meu Deus.
Onde morreres, morrerei, e lá serei enterrado
Que o Anjo faça por mim, e ainda mais,
Se qualquer coisa além da morte nos separar.
Com relação as Marcas, são feitas com auxílio de uma estela, são como tatuagens, mas que após o uso somem e ficam como cicatrizes. Antes da Clary, as únicas Marcas eram as presentes no Livro Gray. A primeira Marca é feita aos 12 anos, após estudo e treinamento, já que carregam o poder dos Anjos. Existem marcas permanentes, como a de casamento e de Parabatai, e outras que desbotam após o uso, como a de agilidade, de cura (iratze), etc. As Marcas para funcionarem devem ser desenhadas com precisão e totalmente, entes de batalhas é comum fazer Marcas inacabadas. Apenas Caçadores de Sombras podem fazer ou receber Marcas. Um mundano que recebe várias Marcas vai a loucura e vira um Renegado.
Para as próximas temporadas, eu queria ver alguns personagens retratados, como o anjo Ithuriel, tão importante no As Peças Infernais quanto em Instrumentos Mortais, o próprio Raziel, e claaaro Sebastian!!!!
Acho que assim como o filme, a adaptação tem seus prós e contras, acredito que mudanças podem ser feitas de acordo com o que o público deseja, estou otimista para a segunda temporada que começará em 02 de Janeiro de 2017
Mas eu tenho mesmo é que agradecer essa mulher maravilhosa que é a Cassandra Clare, por escrever uma história com uma mitologia tão complexa e completa, um universo que não dá vontade de sair, os personagens têm camadas, coisas que você só entende depois de ler tudo.
Os conteúdos que eu posso postar aqui ou gravar no canal são infinitos, tem tanta coisa ainda pra se explorar!

Para mais informações e notícias, sigam o fã site Idris, e as imagens que eu usei aqui e no vídeo são da Cassandra Jean, ela não é a ilustradora oficial, mas tem um tumblr e a autora sempre reposta e usou algumas ilustrações no Códex.

Se vocês quiserem que eu fale sobre algum tema específico é só pedir nos comentários!
Então é isso, até a próxima!

Quem sou eu

Minha foto
Juiz de Fora, Minas Gerais, Brazil
Mineira de Juiz de Fora, blogueira, youtuber, farmacêutica... Não deixe de acompanhar o blog e o canal! Me segue aí @mazettid =D

Pesquisar

Todas as postagens

Youtube

Facebook

Instagram

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...