sexta-feira, 23 de outubro de 2015
Oi pessoal, sabe aquele pãozinho de batata delicioso de cantina/padaria?! Vou mostrar pra vocês como fazer, e ele fica ainda mais macio e cresce bem mais que o pão comum! Vi a receita da Paula Lumi no Catraca Livre, ela tem um blog, o Presunto Vegetariano, deixei os links caso vocês queiram conferir, fiz um pouquinho diferente da receita dela.

O passo a passo detalhado eu mostrei no vídeo!
Não deixem de curtir o vídeo e se inscrever no canal!

Vamos começar então pelos ingredientes!
*3 xícaras de batata inglesa cortada
*1 colher  de sopa e meia de fermento biológico seco ou 1 tablete de fermento biológico fresco
*1 colher (de sobremesa) de açúcar cristal
*120ml de água morna
*1 colher (de chá) de sal
*60ml de óleo vegetal
*Cerca de 4 xícaras de farinha de trigo

Qualquer dúvida na conversão dessas unidades, confira esse site!

Depois de cozinhar as batatas com um pouco de sal, amasse como se fosse fazer um purê.
Comece a fazer a massa adicionando os ingredientes molhados e depois os secos, misture bem com a mão e depois de sovar a massa até ela ficar bem lisa, deixe descansar por 40 minutos.
Purêzinho!
Antes de crescer
Depois de crescer
Faça as bolinhas e recheie se preferir, deixe a massa crescer por mais 40 minutos.
Pincele gema de ovo, molho shoyo ou o que você preferir para que o pãozinho fique mais moreninho!
Asse por 15-20 minutos
E pronto!

Dicas


Pessoal, o fermento seco é composto por uma levedura, um tipo de fungo, o Saccharomyces cerevisiae que precisa estar vivo para realizar a fermentação do açúcar e fazer o pão crescer, então a água utilizada não pode estar muito quente, tem que ser tipo ponto de mamadeira hehe! E na hora de adicionar o sal, coloque na farinha e não deixe entrar em contato com o fermento porque isso também pode matá-lo.

A Dani Noce mostrou nesse post a equivalência do fermento fresco para o seco e vice e verso.

O tempo de crescimento varia de acordo com a temperatura no dia, mas não deixe muito mais de 40 minutos, caso contrário o pão pode ficar seco e rachado, o mesmo acontece se você sovar a massa demais.
No site da Fleishmann tem algumas perguntas frequentes que caso seu pão não fique como você queria, é bacana consultar para ver onde errou!

Agora uma dica de produto! Resolvi fazer os pães na forma de muffin para eles ficarem bem redondos e gordinhos, e para untar usei esse desmoldante. O bacana desse produto é que ele é em spray, bem fácil de manusear, não adiciona cor ou gosto, é ótimo para untar forma de bolo. Você encontra em lojas de artigos para confeitaria.
E por último, como comentei no vídeo, a bendita panificadora!
Aqui em casa na verdade, a gente não faz pão na mão desde que compramos a panificadora, é só adicionar os ingredientes na quantidade e ordem que vem no folheto dela, selecionar o tipo de massa e esperar! Ela mistura os ingredientes, sova, deixa descansar e assa sem você precisar de ficar nem de olho! E na hora da massa crescer, ela fica um pouco quente, fazendo essa etapa mais efetiva. E como em cima é transparente dá pra ver tudo que está acontecendo sem abrir a máquina! 
A nossa é essa aqui, compramos pela internet já tem mais de um ano!
Vale a pena pessoal, pensa só, ter pão fresco e quentinho em umas 2 horas e sem muito trabalho!
Não to ganhando nada da marca pra falar bem não tá gente, é amor mesmo! hehe
E é isso então!
Se vocês fizerem a receita me marquem no Instagram, é o @mazettid, e deixem aí nos comentários o que vocês acharam e quais outras receitas vocês querem ver por aqui!
Beijos e até o próximo post!

Quem sou eu

Minha foto
Juiz de Fora, Minas Gerais, Brazil
Mineira de Juiz de Fora, blogueira, youtuber, farmacêutica... Não deixe de acompanhar o blog e o canal! Me segue aí @mazettid =D

Pesquisar

Todas as postagens

Youtube

Facebook

Instagram

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...